Ponte Metálica: o que falta para ser liberada ?

Obras da Ponte Metálica Foto Vinnicius Cremonez 5Beleza única da região pela sua estrutura metálica de origem inglesa. Construída em 1889, para atender o transporte ferroviário da região, a Ponte Walter Velasco conhecida como Ponte Metálica, foi adaptada para receber o tráfego rodoviário, ligando o primeiro ao segundo distrito (Ipuca), num vão de quinhentos metros de extensão sobre o Rio Paraíba do Sul.

Um dos cartões postais de São Fidélis, passou a receber somente o tráfego de ciclistas e pedestres após a inauguração da então sonhada nova ponte, construída ao seu lado. Desde 2011, a Ponte Metálica se encontra fechada para obras de reforma do piso, iluminação, pintura e estrutura orçadas em R$ 888. 283,00 e com o prazo de termino de 5 meses, mais até hoje isso não aconteceu.

Obras da Ponte Metálica Foto Vinnicius Cremonez 4Ainda não se sabe o real motivo da paralização das obras, pois cada hora um representante do governo diz uma coisa, e toda vez que são questionados, novos prazos são dados, e todos não foram cumpridos até hoje.

Mesmo com a obra paralisada, a prefeitura de São Fidélis vem recebendo verbas do Governo. No site do portal da transparência do Governo Federal, consta que a última verba passada para a prefeitura foi em Junho desse ano, onde R$ 66.534,00 foram repassados. O convênio foi iniciado no fim de 2009, e tem o prazo de termino é Janeiro de 2014.

Enquanto a Ponte Metálica está fechada, pedestres e ciclistas dividem o mesma espaço com veículos na nova Ponte, separados apenas por cordas. Diversos acidentes já aconteceram e vem acontecendo diariamente na nova Ponte envolvendo ciclistas e pedestres.

hfugfuigbiojNa manhã de domingo, foi colocado fogo nas madeiras que servem para impedir o acesso a ponte pelo lado da Ipuca. O ato chamou a atenção da população, que na sua maioria gostou de ver o que se pode chamar de revolta pela demora da liberação da Ponte.

Isso foi um ato de vandalismo, mais o que os governantes estão fazendo com a população, também pode ser chamado de vandalismo.

O Secretário Municipal de Comunicação José Carlos Pereira que esteve no local, disse que o INEA vem fazendo diversas exigências durante a execução da obra, dificultando ainda mais o trabalho de  conclusão da mesma.

Na tarde desta segunda-feira, nossa redação tentou contato com o Vice Prefeito Magno Rocha, mais não obtivemos êxito.

jhfauwfuqufgefiAinda não se sabe o motivo do ato e nem quem teria praticado, mais uma coisa é certa. A população já está cansada de esperar, e esse ato demorou para acontecer.  Enquanto a liberação da Ponte Metálica não acontece, a população continua sonhando com o dia em que não irá precisar mais dividir espaço com veículos na nova Ponte.

Perguntas ficam no ar;

Será que a população fidelense vai ter que esperar por mais tempo ?

Será que os governantes vão esperar acontecer alguma tragédia para então liberar a Ponte Metálica ?

Será que a população vai se manifestar contra o fechamento da ponte um dia ?

Obras da Ponte Metálica Foto Vinnicius Cremonez 2 Obras da Ponte Metálica Foto Vinnicius Cremonez 3

Obras da Ponte Metálica Foto Vinnicius Cremonez yugfuehfpoie

Fotos: Arquivo SF Notícias/ Luciana Vieira Folha da Cidade

 

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress