Ponte Metálica reaberta depois de quase três anos com poucas melhorias

Ponte Metálica foto Vinnicius Cremonez 1Passar pela Ponte Metálica novamente virou um sonho que parecia que não iria se tornar realidade nem tão cedo. Depois da inauguração da nova ponte da cidade, a Ponte Walter Velasco, conhecida como “Ponte Metálica” ou “Ponte de um carro só”, que é um cartão postal da “Cidade Poema”, foi fechada para obras de reforma, que duraram mais do que deveria. As obras começaram em junho de 2011, e o prazo de conclusão era de seis meses, mas não foi o que aconteceu.

Ponte Metálica foto Vinnicius Cremonez 2Enquanto a ponte estava fechada, pedestres e ciclistas dividiam o espaço com carros, motos, caminhões e ônibus na nova ponte, onde diversos acidentes com ciclistas e pedestres foram registrados. A população andava em um espaço separado por cordas.

No pacote de obras, estava incluso a restauração do piso central e das passarelas, iluminação e pintura da ponte. Porém, a ponte foi reaberta depois de quase três anos, sem que a obra estivesse totalmente concluída. Apenas a reforma do piso e das passarelas, além da iluminação que conta com cerca de 120 lâmpadas de 250 watts.

Ponte Metálica foto Vinnicius Cremonez 7Segundo o Secretário de Planejamento e Orçamento e Vice-Prefeito, Magno Rocha, a demora na entrega da obra foi causada por irresponsabilidade da empresa vencedora da primeira licitação, além de outros erros. Ainda segundo Magno Rocha, a pintura da ponte não foi feita por questões de exigências ambientais.

Antes da reabertura da ponte, muitos aguardavam ansiosos para voltar a atravessar a bela estrutura de fabricação inglesa e exportada para o Brasil na época da Primeira Guerra Mundial, com seus 480 metros de beleza única na região sobre o Rio Paraíba do Sul.

A reabertura da ponte estava prevista para às 19h30, mas algumas lâmpadas apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas atrasando a reabertura para às 21h50 .

Após a reabertura da ponte, só será permitida a passagem de pedestres e ciclistas.

Ponte Metálica foto Vinnicius Cremonez 6 Ponte Metálica foto Vinnicius Cremonez 5

 

 

 


Mais do SFn