porto-do-acu-f

Porto do Açu conclui primeira operação com carga de plataforma de perfuração

porto-do-acu-r

O Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu concluiu, nesta quinta-feira, sua primeira operação com carga de projeto. No total, 2.663 toneladas de equipamentos da plataforma de perfuração Roger Eason, da empresa americana Paragon Offshore, foram movimentadas no terminal. O navio MV Thorco Galaxy foi carregado com Risers, Thrusters e flutuadores, entre outras peças, e tem como destino a cidade de Houston, no Texas (EUA).

No mês passado, o Porto também realizou sua primeira operação com coque. O navio MV Orient Orchid, que saiu da cidade de Port Arthur, no Texas (EUA), descarregou 48.205 toneladas do granel no T-MULT. A descarga do coque foi realizada em regime de 24 horas e todo o material está estocado no pátio de granéis do terminal, até que seja levado para fábricas de cimento instaladas na região Sudeste do país. A carga será movimentada por carretas, com previsão de expedição média de mil toneladas por dia.

T-MULT

Com 14,5 metros de profundidade e 2 berços instalados em 500 metros de cais, o T-MULT tem capacidade para movimentação de 4 milhões de toneladas por ano (entre granéis sólidos e carga geral). O terminal tem aproximadamente 200 mil m2 de área alfandegada e 2 guindastes MHCs, com capacidade de içamento de 100 toneladas e alcance de lança de 46 metros. O terminal já movimenta bauxita, coque e cargas de projeto.

SFn