Possível infestação de escorpiões preocupa moradores da Ipuca, em São Fidélis

Animais foram encontrados dentro de casas e também na rua
Fotos: SF Notícias / reprodução do facebook

O aparecimento de escorpiões da espécie Tityus serrulatus, popularmente conhecido como escorpião-amarelo, vem preocupando moradores da Rua Tiro de Guerra, na Ipuca, em São Fidélis. Através das redes sociais, eles relataram ter encontrado o aracnídeo na rua e também dentro de residências.

Um dos moradores procurou a Vigilância em Saúde, que informou já estar tomando as medidas necessárias para o caso. Segundo o superintendente de vigilância em saúde do município, Charles Amiti, são casos isolados, registrados somente em uma rua, que ainda não configuram uma infestação.

Escorpião-amarelo é a principal espécie que causa acidentes graves.

Ele informou ainda que estão planejando uma intervenção para esta semana: “No caso de escorpião, a principal medida é limpeza de terrenos baldios. Às vezes dentro dos quintais tem acumulação de entulhos, tudo o que fica entulhado pode ser propício para a infestação. Não temos um veneno apropriado para o escorpião, vamos trabalhar com medidas preventivas, de limpeza, e medidas como evitar que os escorpiões entrem nas casas, vendando as soleiras das portas e colocando telas nos ralos”.

O superintendente alerta ainda para que as pessoas verifiquem roupas e sapatos antes de usá-los. A espécie encontrada na Ipuca é a principal que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Em caso de picadas, a pessoa terá que ser levada para Campos, pois São Fidélis não possuí o soro antiescorpiônico.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress