Prefeitura de Cordeiro assina termo para regularizar coleta de óleo saturado

fdghjk
Fotos: Reprodução

A Prefeitura de Cordeiro através da Secretaria de Meio Ambiente, assinou Termo de Cooperação Técnica com três cooperativas, com a finalidade de regularizar em Cordeiro a coleta de óleo saturado, seguindo determinações da Lei Estadual 5.065, que instituiu o Programa Estadual de Tratamento de Óleos e Gorduras de Origem Vegetal ou Animal e de Uso Culinário.

Como a adesão ao programa ainda é pequena e há denúncias de coleta do óleo por terceiros, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Araújo, solicita uma participação mais efetiva dos cordeirenses nesse importante projeto que visa minimizar o impacto ambiental decorrente da disposição indiscriminada desse material na natureza, considerado altamente poluente, já que possui componentes que contaminam o solo e cursos hídricos.

O secretário alerta que Cordeiro ocupa a 74ª colocação no Ranking do ICMS Verde e esta colocação precisa melhorar com urgência, para que o município possa receber mais recursos para investimentos na área de meio ambiente. Paulo Araújo explica que a gestão ambiental adequada com a coleta de resíduos melhora a posição no ranking estadual dos municípios que arrecadam ICMS Verde por ações positivas de preservação ambiental.

wqefrgthjk“Por isso, se você entrega o óleo a terceiros, deixa de contribuir com o seu município, que não recebe recursos para o Fundo Municipal do meio Ambiente”, reforça o secretário.

É importante lembrar que as pessoas devem armazenar o óleo vegetal saturado, que é aquele óleo usado nas frituras, em vasilhas plásticas, garrafas PET, bombonas e similares, para que a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente possa recolher o material. Depois de armazenar, o munícipe deve ligar para a Prefeitura, pelos telefones (22) 2551-0145, 2551-0616 ou 2551-0593 para agendar a coleta do óleo em sua residência ou ponto comercial. Se preferir pode entregar na sede da secretaria em frente ao Parque de Exposições.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress