Primeiro caso de coronavírus é confirmado em Campos, diz Prefeitura Paciente esteve em uma convenção no estado de São Paulo; Prefeitura aguarda contraprova do laboratório estadual

Paciente esteve em uma convenção no estado de São Paulo; Prefeitura aguarda contraprova do laboratório estadual

Fotos: SupCom

O Prefeito de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Rafael Diniz, informou nesta segunda (23) através de vídeo publicado na página oficial da Prefeitura, a confirmação do primeiro caso de coronavírus no município. De acordo com o prefeito, o exame foi realizado pela rede privada, e o município aguarda a contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), para onde amostras já foram enviadas. Segundo a Diretora da Vigilância em Saúde, a infectologista Andréya Moreira, o caso é importado. “Ele (paciente) foi a uma convenção no município de Amparo, em São Paulo, entre os dias 9 e 13 de março. No dia 13 de março ele retornou a cidade (Campos) ainda assintomático. No domingo, dia 15, ele começou a apresentar os sintomas, logo fez contato com a Vigilância, que solicitou o isolamento domiciliar” – explicou. (continua após a publicidade)

Ainda de acordo a infectologista, o exame foi coletado no último dia 18 e o resultado foi divulgado nesta segunda. “Ele teve contato com uma pessoa da família que já estava em isolamento assim que ele desconfiou que tinha outras pessoas próximas com sintomatologia. Solicito que toda a população permaneça em isolamento domiciliar” – ressaltou a diretora da Vigilância. Até a noite deste domingo, o município possuía 15 casos suspeitos, sendo cinco internados em estado grave e o restante em isolamento domiciliar.

Mais do SFn