Programa Limpa Rio recupera leitos de rios em Santo Antônio de Pádua

MAQUINA 2
Fotos: Mauro Texeira

A Diretoria de Recuperação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente(INEA), desenvolveu o Programa Limpa Rio, que tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o Estado. Até o momento, o Inea já realizou a limpeza e o desassoreamento de 556 rios, córregos, lagos e lagoas, em 72 cidades.

Em Santo Antônio de Pádua, o projeto está a 7 meses recuperando os leitos e prevenindo problemas maiores ocasionados principalmente pelas chuvas, que apesar de sua escassez, poderá causar enchentes como em outros anos.
A pedido do prefeito Josias Quintal, as máquinas do INEA estão trabalhando no distrito de Monte Alegre, onde já finalizou a limpeza no Valão do “Padre” e iniciou no Valão do Ourives, acompanhados pelo Secretário de Meio Ambiente Otony Faria (Zuza), pelo vereador Alexandre Brasil e pela Guarda Civil Ambiental.

A intenção do Prefeito é que em breve o projeto atenda outros distritos e também bairros da cidade. Criado em 2007, o Programa Limpa Rio dispõe de equipamentos especializados e mão de obra qualificada para realização da limpeza e da manutenção dos corpos hídricos de forma contínua e com o máximo de eficiência, o que permite oferecer à população água de ótima qualidade, retirando-a da situação de risco.

Em conjunto com o projeto, as Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil trabalham na limpeza e preservação do Rio Pomba, recolhendo nos últimos dias aproximadamente 10.000 garrafas pets em suas margens e usando para decoração do CarnaPádua 2015.

Fonte: Ascom

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress