Programação especial para os 46 anos do Parque Estadual do Desengano

desengano
Fotos: Vinnicius Cremonez

A mais antiga Unidade de Conservação estadual, reduto de onça-parda e de várias outras espécies, orgulho para o interior do Estado, o Parque Estadual do Desengano completa 46 anos no próximo dia 13.

O parque abriga uma imensa variedade de plantas e animais nativos da Mata Atlântica, muitos deles raros e ameaçados, como o muriqui-do-norte, maior primata das Américas. Possui muitas montanhas de grande porte sendo a mais conhecida a do Pico do Desengano, nelas há opções de trilhas com todos os níveis de dificuldade e cachoeiras muito visitadas como as da Cascata, Mocotó e Tombo D´Água, até travessias de longa duração, própria para montanhistas mais experientes.

Das 283 espécies de avifauna encontradas nos campos de altitude, 22 são endêmicas e ocorrem em populações reduzidas. Desde 1985, têm sido encontradas na região cerca de 493 espécies, o que evidencia a sua alta biodiversidade. Muitas delas estão ameaçadas de extinção, como jacutinga, macuco, gavião-pombo, gavião-pato, e outras como jacu, inhambu, araponga, gavião-pega-macaco e papagaio-chauá só remanescem nas áreas protegidas.

A programação começa às 09h com Slackline, contação de histórias para crianças e trilha pelo parque. Já às 12h, acontece a feira de trocas solidárias.

As atividades terminam com show de bandas locais, sorteio de brindes e bolo de aniversário. Nos dias 16 e 17 haverá uma trilha percorrendo uma grande parte do parque.

Confira a programação completa AQUI ou pelo telefone (22) 2561-3072.

parque estadual do desengano 1

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress