Proposta de reforma da Previdência Social define idade mínima obrigatória para aposentadoria

inss 1
Fotos: arquivo SFnotícias

O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, confirmou que será enviada ao Congresso Nacional a proposta de reforma da Previdência Social, que definirá uma idade mínima obrigatória para a aposentadoria pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O anúncio foi feito em uma teleconferência com investidores, às 12h, antes mesmo de Nelson Barbosa ser empossado, assumindo o cargo deixado por Joaquim Levy. A proposta deverá ser enviada no primeiro semestre de 2016.

O objetivo da medida é tentar reequilibrar o orçamento do governo nos próximos anos, sendo a Previdência é o principal motivo do déficit orçamentário, já que acumula um rombo de R$ 74 bilhões até outubro deste ano, sendo R$ 72 bilhões relacionados à Previdência Rural, pois os trabalhadores do campo podem receber o benefício sem fazer contribuição.

Nos dias atuais, é possível o trabalhador conseguir a aposentadoria sem atingir a idade mínima, pela regra da soma da idade com o tempo de contribuição ao INSS. Os trabalhadores que iniciaram a contribuição cedo, podem se aposentar antes mesmo de atingirem 65 anos, no caso dos homens, e 60 no caso das mulheres.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress