Rapel na cachoeira ‘Graças a Deus’: uma nova atração turística de Trajano de Moraes Primeiros testes foram feitos por um profissional habilitado na área

Primeiros testes foram feitos por um profissional habilitado na área

Fotos: Prefeitura de Trajano

Quem curte atrações naturais de tirar o fôlego, já tem um novo ponto no Estado do Rio para se aventurar. A  Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Trajano de Moraes começou a explorar a descida de rapel na cachoeira ‘Graças a Deus’, em Sodrelândia.

Os primeiros testes foram feitos por um profissional habilitado na área. Segundo Heitor Pecly, a vista, o acesso e a possibilidade de descida são únicos no local. “Vamos criar roteiros que façam com que o visitante usufrua diversos atrativos locais, movimentando a economia” – disse. Ele ressaltou ainda que o objetivo da Prefeitura é expandir essa aventura a todo município.

Sobre a descida de rapel, ele destaca que em Trajano essa atividade será possível em vários pontos turísticos. Mas, vale destacar que qualquer ação deve seguir orientação de um profissional habilitado para evitar problemas futuros.

“Digo que é uma atividade segura. O rapel é a descida de paredões, abismos e cachoeiras, com o auxílio de cordas. Essa técnica de escalada, utilizada também no caving e no canyoning, pode ser positiva, usando o apoio dos pés, guiada com desvio diagonal da trajetória, para evitar torrente ou fracionada dividido em vários rapeis menores para encontrar um caminho mais seguro. Para maiores dúvidas entre em contato com a gente na Secretaria Municipal de Turismo”, sugeriu.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Pecly, Trajano está remodelando toda sua estrutura turística e dentro de um curto espaço de tempo promete ser umas das principais atrações para os visitantes da região.


Mais do SFn