terça-feira , 22 outubro 2019
Foto: SF Notícias

Reunião debate fluxo de transferência de pacientes de São Fidélis e outras cidades para o Ferreira Machado Secretários de saúde de Campos, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra participaram da reunião

Secretários de saúde de Campos, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra participaram da reunião

Com objetivo de debater e ouvir demanda dos municípios vizinhos do Norte Fluminense, o secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Campos, Abdu Neme, se reuniu nesta segunda-feira (16), no Hospital Ferreira Machado (HFM), com os secretários da pasta dos municípios de São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra. Na ocasião, foram debatidas ações para o fluxo de transferência, alta e regulação de pacientes internados no Hospital Ferreira Machado. A unidade é referência na região para cirurgias de traumatologia. De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde, nos últimos quatro meses, aproximadamente 1 mil pacientes, desses municípios foram atendidos na unidade hospitalar, gerando atendimentos na emergência, cirurgias e internações em UTI.
“É a primeira reunião para estreitar os nossos laços com os municípios vizinhos. Ouvimos as demandas para buscarmos em conjunto soluções para os nossos problemas. Medidas já estão sendo tomadas para evitar que pacientes fiquem no corredor do HFM. Também ouvimos as demandas dos municípios para melhor atendê-los”, disse Abdu reafirmando o compromisso de que outras reuniões virão ocorrer para discutir a saúde por região. Participaram da reunião ainda os subsecretários Cintia Ferrini e Sávio Sabóia; a secretária de Saúde de São João da Barra, Arleny Valdes; o secretário de São Francisco de Itabapoana, Sebastião Campista e a secretária de São Fidélis, Janine Petrutes.  Neste mês, o HFM recebeu instrumentos que serão utilizados nos procedimentos de implantação de hastes em pacientes com fraturas de tíbia e fêmur.

Mais do SFn