Rio Muriaé transborda durante a madrugada em Cardoso Moreira e ruas são inundadas A cota de transbordo na cidade é de 8 metros e o rio já atingiu 8,61

A cota de transbordo na cidade é de 8 metros e o rio já atingiu 8,61

Fotos: Victor Marques

Conforme previsto e alertado por institutos oficiais de meteorologia, a chuva não está dando trégua em algumas áreas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o que tem provocado a elevação e o transbordamento de alguns rios. Só para se ter uma ideia, nas últimas 48 horas foram registrados 217.6 milímetros de chuva em Cardoso Moreira, e 86.8 nas últimas 24 horas. O Rio Muriaé, que passa por algumas cidades do Noroeste Fluminense continua subindo e já transbordou. Segundo a Secretaria do Ambiente e Defesa Civil de Cardoso Moreira, o rio transbordou no município por volta das 02 horas da madrugada deste sábado (25/01), quando ele alcançou a marca dos 8,12 metros. A cota de transbordo na cidade é de 8 metros. Na última medição, feita às 7h da manhã deste sábado, o nível estava em 8,61 metros. (continua após a foto)

De acordo com a secretaria, ruas do Centro, do Porto das Barcas e do bairro Cachoeiro, próximo ao CIEP, já estão inundadas e a tendência é de que o nível do rio continue subindo. A prefeitura está prestando atendimento e disponibilizando caminhões para fazer a retirada de móveis e pertences das famílias que vivem nas áreas que já foram atingidas. Escolas e igrejas estão disponibilizadas como forma de abrigo para essas famílias, caso alguma precise. Ainda de acordo com a secretaria, a população das áreas mais baixas deve procurar um local seguro. Em caso de emergência os moradores devem ligar para o telefone (22) 988425149.

Mais do SFn