Rio Paraíba do Sul está três metros abaixo do nível normal

NIVEL DO PARAÍBA DO SUL 4
Fotos: Vinnicius Cremonez

Embora a região sudeste do Brasil esteja recebendo uma chuva nesses últimos dias, o nível de alguns rios permanecem muito abaixo do normal, como o Rio Paraíba do Sul, em São Fidélis, que apresentou uma pequena melhora recentemente, mas nos últimos dias, o cenário mudou completamente.

SECRETARIA DE AGRICULTURA

Em alguns pontos, está difícil transitar com barcos, devido o grande número de pedras de areia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, na primeira medição feita nesta segunda-feira(01), o Paraíba estava na marca de 0,35 centímetros no ponto onde está a vara de medição.

Em uma conversa com uma de nossas equipes de reportagem no Horto Municipal, o Secretario Municipal de Agricultura de São Fidélis, Gilberto Hentyz, disse que a situação preocupa.

Segundo o secretário, o nível do rio está 3 metros e 20 abaixo do normal para essa época. “Várias nascentes nossas secaram, e até uma lagoa que existia na saída do município, que eu nunca tinha visto seca”, disse Gilberto.

Ainda de acordo com o secretário, muitos produtores ainda não se recuperaram totalmente da seca. “Quem plantava dez mil pés de legumes, hoje planta três”.

NIVEL DO PARAÍBA DO SUL 3Em fevereiro, os comitês de integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), e a Associação Pró-gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e da Bacia Hidrográfica do Guandu (CBH-Guandu), chegaram a anunciar a liberação de recursos para ações emergenciais nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, devido a atual crise hídrica vivenciada pela bacia do Rio Paraíba do Sul.

Em São Fidélis será investidos cerca de R$ 65 mil reais em uma obra de prolongamento de uma tubulação de água que já existe. Essa tubulação vai permitir a captação de água em locais mais profundos, já que onde é feita a captação, o nível é baixo, mas não há previsão para que a obra seja feita.

São Fidélis está entre os municípios que irão receber investimentos para captação de água

nivel do paraíba do dsul ponte

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress