sexta-feira , 9 dezembro 2016
defesa civil de pádua

Rio Pomba se aproxima da cota de transbordamento em Pádua

rio pomba padua
Fotos: SFnotícias

O Rio Pomba não para de subir em Santo Antônio de Pádua, e já deixa moradores preocupados com um possível transbordamento.

Durante uma conversa com a nossa redação na noite de ontem, o secretario de Defesa Civil do município, Fábio Paz, informou que o rio estava marcando  2.73. Durante a madrugada e manhã desta quinta-feira, o rio subiu mais ainda, chegando aos 4.15 às 18h50.

Segundo Fábio, a previsão era que ele chegasse aos 4.50 até às 20h de hoje, sendo que a cota de transbordamento é de 5 metros, mas às 20h42, o rio marcava 4.33. De acordo com o secretário, a elevação se deve a constante chuva que atinge o município de Cataguases em Minas Gerais, onde o rio está três metros acima do normal.

“O rio deve começar a se estabilizar no decorrer da noite, mas se voltar a chover em Minas, ele pode transbordar. Vou ficar atento durante toda noite”, disse Fábio. Caso o Rio Pomba transborde, os primeiros bairros atingidos são Tavares e Lagoa do Sapo.

Paraíba volta a subir em São Fidélis

Defesa Civil de São Fidélis Foto Vinnicius Cremonez 2Em São Fidélis, o nível do Rio Paraíba do Sul voltou a subir. Segundo o superintende de Defesa Civil do município, Cláudio Luiz, houve um aumento significativo da vazão na Represa de Ilha dos Pombos em Carmo, mas o volume deve começa a se estabilizar.

A vazão normal para esse período é de 700m³/s a 1.000m³/s, mas hoje, a vazão chegou em 1.920m³/s na parte da tarde. Veja abaixo as medições atualizadas do Rio Paraíba em São Fidélis.

10h – 3,20m.
12h – 3,40m.
14h – 3,55m.
16h – 3.72m.

18h – 3.85

SFn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *