Imagem: Sarah Cler

Rio Pomba ultrapassa a cota de transbordo em Pádua e ruas começam a ficar inundadas Pacientes do Hospital Hélio Montezano estão sendo transferidos para os hospitais de Aperibé e Itaocara

Pacientes do Hospital Hélio Montezano estão sendo transferidos para os hospitais de Aperibé e Itaocara

Como já era previsto, o Rio Pomba transbordou em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. Segundo o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), o níveo atingiu a cota de transbordo às 13h15 da tarde deste sábado (25/01). Atualmente o nível do rio está em 5.10. O bairro Tavares é o primeiro a ser atingido e a água do rio já começou a inundar as ruas ficam às margens do seu leito. Outros bairros que devem ser atingidos é o Carvalho e o Beira Rio. A região do Hospital Hélio Montezano, na Cidade Nova, também deve ser atingida. Desde cedo os pacientes estão sendo transferidos para os hospitais de Aperibé e Itaocara. Equipamentos também estão sendo retirados do hospital. (continua após a imagem)

Mais cedo a Secretaria Municipal de Defesa Civil começou a divulgar um áudio nas redes sociais alertando os moradores. Um carro de som percorreu os pontos mais baixos da cidade avisando aos moradores sobre a cheia do rio. No anúncio que está sendo divulgado nas ruas da cidade, a Defesa Civil pede para que a população ribeirinha retire seus móveis e pertences pessoais e coloque em locais seguros. A Defesa Civil pede ainda para que os moradores dos bairros que devem ser atingidos procurem abrigo na casa de parentes, amigos ou em abrigos disponibilizados pela Prefeitura. O ponto de apoio da Prefeitura foi montando no Ciep Anaide Panaro Caldas, próximo à Rodoviária. Em caso de emergência eles devem ligar para o 199.

Mais do SFn