Rio Rural promove saneamento básico nas microbacias do Norte e Noroeste Fluminense

Cinco mil famílias rurais das Regiões Norte, Noroeste e Serrana terão, nos próximos meses, sistemas de saneamento básico em suas propriedades. O Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, está entregando kits de fossas sépticas, adquiridos com financiamento do Banco Mundial, para o tratamento do esgoto de pequenas propriedades, em 24 municípios.

iyruoeifhoap
Fotos: Divulgação

O investimento, de R$ 4,2 milhões, evitará a contaminação dos corpos hídricos das microbacias, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida da população. O saneamento básico foi uma demanda identificada pelo Rio Rural junto às comunidades das microbacias, onde o programa realiza ações de desenvolvimento sustentável, incentivando a adoção de boas práticas agrícolas e conservação ambiental. Para a instalação do sistema de fossas sépticas, a ser realizada pelo Rio Rural, está em andamento o procedimento licitatório de contratação de empresa  que executará as obras.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o investimento no saneamento rural é uma das ações mais importantes do programa, evitando a contaminação dos rios e lagos e, principalmente, oferecendo melhores condições sanitárias para a população do campo. “Todos se beneficiam. Os produtores rurais e suas famílias, a comunidade, que sai fortalecida com a preservação do ambiente, e a sociedade em geral, com a redução dos gastos com tratamento de doenças no futuro”, frisou.

ytuepsijgiosnMorador da microbacia Valão do Carqueja, em Italva, no Noroeste Fluminense, Nilton de Souza Fernandes acredita que as fossas serão um grande avanço para sua comunidade, ao evitar a contaminação do solo e das águas. “O que a gente via somente na televisão, agora está acontecendo no nosso município. Um alívio ver que vamos melhorar nossa vida, nossa saúde e nosso meio ambiente”, disse o produtor, membro do Comitê Gestor da microbacia e presidente da associação de lavradores da Fazenda Experimental de Italva.

Serão beneficiados com os sistemas de saneamento microbacias dos municípios de São João da Barra, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira, Carapebus, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Quissamã, Macaé, Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Santo Antônio de Pádua, Porciúncula, São José de Ubá, Varre-Sai, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena.


Mais do SFn

SFn