terça-feira , 14 agosto 2018

RJ tem sete casos confirmados de sarampo e 33 em investigação Campanha nacional de vacinação será realizada entre 6 e 31 de agosto

Campanha nacional de vacinação será realizada entre 6 e 31 de agosto

Foto: Lucas Silva/Semcom

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (18/07) a atualização das informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. No entanto, segundo o Ministério, os surtos estão relacionados à importação. Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela.

Até a última terça (17), de acordo com o Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro confirmou sete casos. O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao Estado. As medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.

Ainda segundo o Ministério, 33 casos seguem em investigação e ao todo 40 foram notificados. Entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado, 18 de agosto, será realizada a campanha nacional de vacinação. O público-alvo desta estratégia são as crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Mais detalhes sobre a campanha serão divulgados pelo ministério mais próximo à data do lançamento.


Mais do SFn