Romeiros se preparam para percorrer 400 km às margens do Rio Paraíba até distrito de Cantagalo

Romaria Montada de São Sebastião chega a 24 anos de muita tradição e fé

Na próxima sexta-feira (11/01), movidos por tradições familiares e devoção a São Sebastião, romeiros vão deixar o município de Barra Mansa, no Sul do Rio, para percorrer 400 km em cidades às margens do Rio Paraíba do Sul com destino a São Sebastião do Paraíba, distrito de Cantagalo.

A Romaria Montada de São Sebastião tem duração de 10 dias e este ano chega a sua 24ª edição. A expectativa é de que os romeiros cheguem ao distrito no dia 20 deste mês, para as celebrações do padroeiro. O evento também irá homenagear os 200 anos da chegada dos colonos suíços a Cantagalo.

No ano passado, Carlos Elias Curty, contou a história do evento em entrevista ao SF Notícias. Ele relatou que o distrito cantagalense é sua terra natal e que a tradição começou com um pedido de um amigo, durante uma romaria para Aparecida. O conterrâneo de Carlos disse que não ia até São Sebastião do Paraíba há 38 anos e que queria ir a cavalo. 

“Quando chegamos lá encontramos uma comunidade preocupada devido a uma represa que seria construída em Itaocara e que iria inundar toda aquela região. Falamos com a representante da igreja e ela nos disse que não tínhamos ideia de quem tinha mandado a gente ali. Naquele ano (1995) não teria mais festa porque não tinha nem mesmo as pessoas para participar da procissão. Então, tomados por uma profunda emoção, decidimos de acatar essa missão de fazer essa romaria que realmente tem animado muito o povo. Faço com muito carinho, muito amor e muita fé” – afirmou.

Assim como no ano passado, o grupo, que passa por várias cidades do Rio e de Minas, como Valença, Rio das Flores, Paraíba do Sul, Chiador, Sapucaia, Carmo, entre outras, deve participar de missas seguidas de palestras de interesse social, além da novena em devoção ao santo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress