quarta-feira , 13 novembro 2019

S. Fidélis, Italva, Campos e Itaperuna registraram aumento no cadastro de alertas da Defesa Civil Já Nova Friburgo está entre os 10 municípios com maior percentual de população cadastrada

Já Nova Friburgo está entre os 10 municípios com maior percentual de população cadastrada

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) divulgou o novo balanço do serviço gratuito de alertas por SMS. A ferramenta já atingiu 1.221.586 CEPs cadastrados neste ano, registrando um aumento de mais de 51% em relação ao ano passado. Neste mesmo período, foram enviadas 1.362 mensagens de antecipação a situações adversas no território fluminense, como chuva forte, inundações e possibilidade de deslizamentos. Até o momento, 51 municípios já aderiram ao sistema que tem como objetivo a prevenção de desastres. A diretora do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), tenente-coronel Silvia Santana, ressalta que embora tenha aumentado a participação direta dos municípios nos últimos meses, é fundamental que todos os 92 façam parte dessa iniciativa.

O monitoramento das condições de risco é realizado pela Sedec-RJ, por meio do Cemaden-RJ. Os alertas são passados para os gestores municipais que, de forma autônoma, repassam os avisos para a população local. No caso das cidades que ainda não aderiram, a transmissão das informações vem sendo feita pelo órgão estadual. Nos últimos meses, as cidades da região que mais ampliaram o número de cadastros foram: Italva (81,46%), Campos dos Goytacazes (81,06%), Itaperuna (80,88%), Laje do Muriaé (75,34%), Macaé (70,34%), São José de Ubá (69,23%) e São Fidélis (68,93%).

Já o município de Nova Friburgo está entre os 10 com maior percentual de população cadastrada. Para o cidadão se cadastrar, é necessário enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. Uma mesma pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, mas é necessário enviar um de cada vez. O serviço é gratuito.

Mais do SFn