Sancionada lei que prevê implantação do “botão de pânico” em escolas estaduais do Rio

Dispositivo tem por finalidade indicar se a unidade escolar está sobre grave ameaça ou algum tipo de ação violenta, que exija necessidade de intervenção policial

As unidades escolares da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro vão ganhar um “botão de pânico” para acionar rapidamente as forças policiais em caso de ameaça ou ação violenta. A lei que prevê a implantação do dispositivo foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial, nesta segunda (24/06).

A lei é de autoria da deputada Rosane Félix (PSD). O texto prevê que o dispositivo poderá ser acionado, em caso de perigo, por qualquer servidor vinculado à direção ou à secretaria da escola, para enviar mensagem à unidade da Polícia Militar mais próxima, que deslocará uma equipe para atender a ocorrência em caráter de urgência.

O texto ressalta ainda que o Poder Executivo poderá adotar as medidas necessárias para a implantação do dispositivo eletrônico de segurança preventiva, conhecido como botão de pânico, em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. A previsão é de que ainda neste ano o dispositivo seja instalado em 200 escolas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress