sexta-feira , 9 dezembro 2016

São Fidélis completa 145 anos de emancipação nesta quinta (03)

Fotos: arquivo SFnotícias

Nesta quinta-feira (03.12), São Fidélis está completando 145 anos de emancipação. A emancipação aconteceu no dia 03 de dezembro de 1870, quando a então vila de São Fidélis de Sigmaringa foi elevada à categoria de cidade. Antes, São Fidélis já havia sido aldeia, curado e freguesia, sendo em seus primórdios habitada pelos índios Coroados e Puris. O aniversário oficial é comemorado no dia 24 de abril.

Nos dias atuais, a cidade conta com cinco distritos oficiais: a sede São Fidélis, Ipuca, Pureza, Colônia e Cambiasca, além de Ernesto Machado, que também é tido como um. Também destacam-se localidades da zona rural como Valão dos Milagres, Valão de Areia, Boa Esperança, Esperança, Barro Branco, entre várias outras. Segundo dados do IBGE, a cidade possui uma área de 1.028,095 km². No censo realizado em 2010, a população era de 47.543 habitantes.

Tradicional no cenário da literatura, São Fidélis é conhecida como a “Cidade Poema”, tendo, inclusive, a Academia Fidelense de Letras. Recentemente, alguns eventos culturais têm dado ênfase aos poetas locais, como nos festivais abertos de poesia falada e toda a programação das semanas culturais. Também vêm se destacando atletas de várias modalidades esportivas, a cenário estadual e até nacional, no futebol, futevôlei, ciclismo de estrada e down hill, corrida de rua, jiu jitsu, motocross, etc.

SFn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *