São Fidélis foi invadida pelos melhores ciclistas do Brasil

ciclismo 1
Fotos: Vinnicius Cremonez / Viviane Cremonez

Os melhores ciclistas do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil estão reunidos hoje em São Fidélis, para participar da segunda edição do Desafio das Montanhas.

Ao todo são 250 ciclistas do Brasil inteiro, divididos em 13 categorias oficiais e 4 promocionais.

A largada simbólica aconteceu em frente a Igreja Matriz na Praça Guilherme Tito de Azevedo no centro da cidade, e a largada oficial aconteceu cerca de 2 km depois, na estrada de terra que dá acesso a localidade de São Benedito, no final do bairro da Penha.

ciclismo serraO percurso desse ano foi desenvolvido no entorno da Unidade de Conservação do Parque Estadual do Desengano, uma região com muito verde, cachoeiras, belas paisagens naturais, além de conter diversos tipos de terrenos, com subidas e descidas de variados graus de dificuldade e inclinação, que exigirão dos participantes muita força física, determinação e técnica.

Os atletas vão encarar a tão temida serra do Aracaju por duas vezes, além de passar pelo Rio do Colégio e pelas localidades de Sossego, Grandeza, Rio de Pedras, Barrinha & Bela Joana, já dentro do Parque Estadual do Desengano.

ciclismo 4A prova vale como etapa única do Mountain Bike Maratona, onde são conhecidos os campeões do estado. Além de valer para o Ranking Estadual, a etapa de São Fidélis também é válida para o Ranking Nacional (Brasileiro).

A prova e dividida em dois percursos; o principal com 68 km e o reduzido com 38 quilômetros. A etapa principal é composta pelas categorias Elite Masculina, Elite Feminina, SUB 23, SUB-30 , Junior, Master(SUB 35), Master(SUB 40), Master(SUB 45), Master(SUB 50), Master (SUB 55) e Open Masculina.

ciclismo 5Apenas os ciclistas federados na Fecierj(Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro), podem participar dessas categorias.

Já o percurso reduzido é composto pelas categorias Infanto-Juvenil, Juvenil, Master(SUB 60), Veterano(OVER60), Sport Masculina, Sport Feminina e Militar.

A prova conta com uma grande estrutura móvel para a segurança dos atletas, que podem contar com caminhonetes para resgates, ambulâncias ciclismo serra 3e motos com socorristas, que acompanham os competidores numa espécie de batedores, além de pontos de hidratação espalhados pelo percurso.

Logo no início da largada oficial, uma ciclista acabou caindo e foi atingida por outros. Ela sofreu um corte pequeno na cabeça e foi socorrida por uma equipe da Central de Ambulâncias do SUS.

A prova premiará com troféus os 5 primeiros colocados de cada categoria e a premiação é de R$ 8.240,00 e brindes para os primeiros. A previsão é que os primeiros colocados terminem a prova em um pouco mais de três horas.

ciclismo 3 ciclismo 7

 

 

 

 

 

 

 

ciclismo 2

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress