Sarampo: Secretaria de Estado de Saúde promove segunda etapa da Campanha de Vacinação

Estado do Rio de Janeiro registrou mais de 110 casos da doença neste ano; Foco são jovens adultos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou nesta segunda-feira (18/11), em parceria com o Ministério da Saúde, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O foco são os jovens adultos entre 20 e 29 anos. A primeira fase da campanha aconteceu no mês passado e foi direcionada a crianças entre 6 meses de idade e 4 anos. O Estado do Rio de Janeiro registrou 117 casos de sarampo neste ano. Os objetivos da campanha são ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação, garantindo que esse grupo esteja com a imunização em dia. No dia 30, último dia da fase da campanha, acontece o Dia D, quando a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da SES recomenda que as secretarias municipais disponibilizem a abertura de postos de vacinação para esse público-alvo.

O esquema vacinal contra o sarampo está previsto no Calendário Nacional de Imunização e é oferecido durante todo o ano na rede pública de saúde para as faixas etárias recomendadas. Os casos neste ano foram notificados em Angra dos Reis (1), Belford Roxo (6), Cabo Frio (1), Casemiro de Abreu (1), Duque de Caxias (36), Itaguaí (1), Magé (1), Nilópolis (2), Niterói (2), Nova Iguaçu (9), Paraty (12), Resende (1), Rio das Ostras (2), Rio de Janeiro (31), São João de Meriti (10) e Saquarema (1). A SVS ressalta que orientou os municípios acima sobre ações de bloqueio preconizadas pelo Ministério da Saúde e que, para o Rio de Janeiro e Duque de Caxias, cidades com maior número de casos, emitiu alertas de atenção para possíveis novas notificações e para investigações em tempo ágil.

A vacina é contraindicada para pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos. Pessoas com alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, devem informar ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente. Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress