Saúde Pública: Começa nesta quinta-feira a vacinação contra febre aftosa

GEDSC DIGITAL CAMERAComeça neste mês de maio em todo território nacional, a primeira fase da  campanha de vacinação contra a Febre Aftosa.

A Febre Aftosa e uma doença é altamente contagiosa que compromete a produção pecuária.  A vacinação é obrigatória para bois e vacas (bovinos) e búfalos e búfalas (bubalinos). 

De acordo com Tarcísio Antônio Sidnei, engenheiro agrônomo e  chefe do núcleo de defesa agropecuária do Município de São Fidélis e Cardoso Moreira,  no ano passado a etapa da campanha que acontece todos os anos no mês de novembro, foram vacinados os animais de até 24 meses de idade, já nesta campanha, que é a primeira etapa todos os animais serão vacinados.

Até o momento a Cooperativa de São Fidélis que é uma das responsáveis pela venda das vacinas ainda não recebeu a carga, porém existe a possibilidade de que as vacinas chegue até a próxima quinta-feira ( 8) para que seja dado início a campanha. Cada vacina dose da vacina constará R$1,79.

Após a vacinação é necessário declarar junto aos núcleos de defesa agropecuária ou postos Municipais, todos os bovinos e bubalinos existentes no rebanho ( Tanto vacinados quanto os dispensados na segunda etapa no mês de novembro ). Caso o produtor não possua animais até 24 meses, é obrigatório a declaração dos animais existentes na propriedade.

Há 15 anos não a  registros de ocorrência da Febre Aftosa no Estado do Rio de Janeiro, no município de São Fidélis existem aproximadamente cem mil bovinos, no entanto serão vendidos na Cooperativa sessenta  mil doses, as outras 40 mil serão distribuídas aos 20 postos que são chamados tanques de expansão.

3 veterinários e 13 vacinadores serão disponibilizados pela prefeitura durante a campanha.

 

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress