Seca do Rio Paraíba dificulta vida de pescadores e deixa poluição à mostra

3
Fotos: Edson Ferreira/André Moraes.

A escassez da chuva está gerando problemas diretos para os pescadores de São Fidélis. Com a falta da água, o Rio Paraíba do Sul está cada vez mais seco, e fica difícil realizar o trabalho de pesca em praticamente todos os pontos. Em alguns deles, é possível andar com água abaixo do joelho, enquanto os barcos ficam presos nas pedras. De acordo com um pescador entrevistado pelo SF Notícias, há 52 anos ele não via o rio com um índice tão baixo de água. Nas proximidades de Campos dos Goytacazes, o mar está avançando e deixando a água salgada.

Outro problema enfrentado pelos homens que vivem da pesca é a poluição nas águas do Paraíba. Com a seca, o lixo que ficava escondido está começando a aparecer. Durante um passeio pelas margens, foi possível encontrar garrafas e outros itens jogados indevidamente por lá. Também estão aparecendo várias algas e algumas plantas, antes pouco vistas, que atrapalham na locomoção. É grande ainda a quantidade de caramujos sobre as pedras, quase todas à mostra.

Se para os pescadores a seca está trazendo dificuldades, para a CEDAE, empresa responsável pelo abastecimento de água em São Fidélis, não houveram maiores problemas, pelo menos por enquanto. De acordo com Geraldo Gonçalves, chefe do núcleo da CEDAE na cidade, várias medidas estão sendo tomadas para manter e melhorar a captação da água, entre elas uma ampliação em 60 centímetros da válvula de captação.

1

 

2

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress