Secretaria de Cultura de São Fidélis com inscrições abertas para festivais de Poesia Falada

Trabalhos selecionados para o Festival Estudantil e o Festival Aberto serão apresentados em outubro
Fotos: Reprodução

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Fidélis promoverá em outubro a 10ª edição do Festival Aberto de Poesia Falada e V Festival Estudantil de Poesia Falada. Para o Festival Aberto podem participar poetas brasileiros residentes ou não no país, com idade mínima de 16 anos. Já para o Estudantil podem se inscrever os alunos das redes de ensino fidelenses que estejam cursando o 6º, 7º, 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental II e os alunos que estiverem cursando o 1º, 2º, 3º ou 4º anos do Ensino Médio.

Os poetas interessados em participar já podem se inscrever. Os trabalhos serão aceitos até às 17h do dia 23 de agosto, via Correios para o Festival Aberto, e diretamente na Secretaria, para o Estudantil. O endereço para envio/inscrições é: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – “Cidade Poema” – Praça Guilherme Tito de Azevedo, 135 – Centro – CEP: 28400-000 – São Fidélis – RJ.

Festival Estudantil

De acordo com a Secretaria de Cultura, o Festival Estudantil de Poesia Falada de São Fidélis tem por finalidade não só valorizar os novos poetas fidelenses, sustentando o topônimo ‘’Cidade Poema’’, como também promover o intercâmbio e entrosamento entre os jovens poetas das redes de ensino municipal, estadual e privada, num grande espetáculo artístico e cultural, que objetiva divulgar positivamente a poesia e o amor às letras. A apresentação das poesias selecionadas será no dia 2 de outubro, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal “Corina Peixoto de Araújo”, a partir das 19h.

A modalidade e tema são livres, mas não serão consideradas inscrições de trovas. É obrigatório a inscrição de um poema inédito, isto é, que não
tenha sido classificado em edições anteriores deste festival, com título e escrito em Língua Portuguesa. Cada concorrente poderá enviar no máximo três trabalhos, conforme especificações do edital (Veja AQUI).

A primeira seleção será realizada no dia 26 de agosto às 17h, onde serão classificados 20 poemas, aqueles considerados os melhores trabalhos, ou seja, os trabalhos que obtiverem maior pontuação de acordo com avaliação da banca examinadora, que será nomeada através de portaria específica da Secretaria de Cultura. Já no dia 2 de outubro serão selecionadas as três poesias com maiores notas, o melhor intérprete e a menção honrosa de interpretação, que serão premiados respectivamente com um notebook + troféu (1º); um smartphone + troféu (2º); um leitor digital de livros + troféu (3º); um notebook + troféu e um leitor digital de livros + troféu.

Festival Aberto de Poesia Falada

O X Festival Aberto de Poesia Falada também tem por finalidade valorizar os poetas fidelenses e promover o intercâmbio e entrosamento entre poetas da região e do país, reunindo pessoas de idades variadas. A preservação da Língua Portuguesa e a contribuição para a difusão cultural do Português em nossa sociedade também são objetivos do festival. Serão classificados os 35 melhores poemas – com modalidade e temas livres – de cada autor por parte da banca examinadora.

No dia 4 de outubro serão selecionados os 15 melhores poemas, com seus respectivos intérpretes, para a grande final, que será no dia 5. Na data serão selecionados os três primeiros poemas colocados, o melhor intérprete e a menção honrosa de interpretação. Além do troféu, os participantes receberão uma premiação em dinheiro que varia de R$ 3 mil a R$ 5 mil, conforme consta no edital (Confira AQUI).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress