Secretaria de Educação do RJ vai abrir período de pré-matrículas para escolas estaduais na próxima semana

Mais de mil unidades de ensino estaduais do Rio estarão com oportunidades disponíveis; Número de unidades de ensino com turmas em tempo integral vai aumentar de 290 para 600
Imagens: SF Notícias

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) vai abrir na próxima terça-feira (05/10), o período de pré-matrículas para escolas da rede pública. Mais de mil unidades de ensino estaduais do Rio de Janeiro estarão com oportunidades disponíveis. As inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br, até o dia 4 de dezembro. Na 1ª fase, os alunos devem escolher três opções de sua preferência, sendo que serão alocados em apenas uma unidade de ensino. Segundo a Seeduc, os estudantes são alocados obedecendo os seguintes critérios, conforme o art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente: preferência à pessoa com deficiência, preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, permanência na Rede Pública de Ensino; proximidade da residência e em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo. Já a renovação de matrículas começa no dia 4 de novembro. O responsável – ou o próprio aluno, maior de 18 anos – deve ir à escola em que está matriculado para garantir a vaga no próximo ano letivo, até o dia 22 de novembro.

Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual. No momento da inscrição, o interessado poderá escolher escolas que ofertam Ensino Médio Regular; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em tempo integral – em que o estudante também faz um curso técnico -; Ensino Médio Intercultural – que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira -; Ensino Médio Inovador – com propostas curriculares inovadoras nas escolas -; unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores); Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também, escolas de Ensino Médio em tempo integral com ênfase em Empreendedorismo.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, o número de unidades de ensino com turmas em tempo integral vai aumentar de 290 para 600, o que representa metade das escolas de ensino regular do estado. Nesses colégios, os cursos serão voltados à obtenção de empregos, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Além disso, os estudantes terão carga horária ampliada de Português, Matemática e Inglês. “É importante esclarecer que não existe ordem de chegada no ato da inscrição pela internet. Ou seja, o aluno que fizer a inscrição no site no primeiro dia e o jovem que se cadastrar no último, terá a mesma chance, uma vez que o sistema é informatizado” – informa o secretário. A relação de nomes dos alunos alocados será divulgada no site www.matriculafacil.rj.gov.br, no dia 20 de dezembro. Os alunos alocados devem confirmar a matrícula diretamente nas escolas entre os dias 6 e 8 de janeiro de 2020.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress