Secretário estadual de saúde visita São Fidélis para acompanhar vacinação contra febre amarela

Fotos: SF Notícias

O Secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior e o Secretário de Estado da Casa Civil, Christino Áureo, estiveram em São Fidélis na manhã deste sábado (18/03) para acompanhar a vacinação contra a febre amarela. A vacinação em massa da população, que começaria na segunda, foi antecipada para este sábado na área urbana. 

Além da Clínica da Família e da Secretária Municipal de Saúde, locais visitados pelo secretário, os postos da Vila dos Coroados e da Ipuca também estão abertos neste sábado para que a população seja vacinada. A medida é preventiva, já que a cidade não registrou nenhum caso confirmado da doença, mas macacos infectados pelo vírus foram encontrados mortos na região. Um em Rio Preto, em Campos, e dois no município de São Sebastião do Alto. 

Em São Fidélis, um jovem de 23 anos está internado no Hospital Armando Vidal com suspeita de febre amarela. Segundo a mãe do rapaz, após passar o último final de semana acampando no Parque Estadual do Desengano, o jovem começou a sentir dores e a ter febre na noite de quarta (15). Ele foi ao hospital, onde foi medicado e liberado. Já na quinta, o estudante retornou à unidade com os mesmos sintomas e ficou internado. Um exame de sangue foi realizado e o material encaminhado para um laboratório no Rio, que indicará ou não a presença do vírus.

Luiz Antônio sobrevoou o Parque Estadual do Desengano – que fica entre Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena – e pediu ao secretário de saúde do município que intensifique os trabalhos para que a população ao redor do parque e da zona rural seja totalmente vacinada. 

“Estamos apoiando as prefeituras para que toda a população seja vacinada. Vamos apoiar com carros e vacinas para que principalmente moradores da zona rural sejam vacinados o mais rápido possível”, disse o secretário em entrevista ao SF Notícias. Luiz Antônio também pediu para que a Prefeitura de São Fidélis amplie o número de atendentes nos postos de vacinação. 

Casos confirmados no Estado

Até o momento apenas dois casos da doença foram confirmados no Estado do Rio. Ambos no município de Casimiro de Abreu. Um dos moradores, identificado como Watila Santos, de 38 anos, morreu no sábado (11), após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias. Ele morava na região rural da cidade. Um vizinho dele também foi diagnosticado com febre amarela.

Postos lotados 

Os quatro pontos de vacinação contra a febre amarela neste sábado em São Fidélis amanheceram lotados. Só na sede da Secretaria Municipal de Saúde, mais de mil pessoas foram vacinadas só na parte da manhã. As filas começaram a ser formar uma hora antes da abertura de alguns postos, como o da Vila dos Coroados, por exemplo.

Após passar parte do dia em São Fidélis, o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior seguiu para Campos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress