menino 2

SF Notícias e projeto USE fazem campanha de doações para criança fidelense com microcefalia

menino 1
Fotos: Vinnicius Cremonez.

O projeto “USE – Um Sorriso de Esperança“, com apoio do SF Notícias, iniciou uma campanha para adquirir doações para o pequeno fidelense Rhafaell Alves Viana, de três anos de idade, que tem microcefalia (doença em que o cérebro da criança é menor que o normal para a sua idade) e insuficiência respiratória. Junto da mãe, Regiane Ramos Alves, e de uma irmã de 12 anos, ele é morador do bairro Jonas de Almeida e Silva (Chatuba).

Após nascer sem nenhuma deficiência, Rhafaell passou a ter os problemas quando tinha dois meses de nascido. Na época, ficou internado num hospital do Rio de Janeiro por causa de uma pneumonia. Segundo a mãe, um erro médico, durante um dos procedimentos, acabou causando uma broncoaspiração (aspiração de corpo estranho), enquanto o bebê se amamentava. Com isso, ele teve que ser entubado, totalizando cerca de quatro meses de internação, período em que perdeu quase 4kg. Durante a entubação, Rhafaell teve uma espécie de hemorragia interna, que afetou o movimento das pernas, e sofreu com falta de oxigênio no cérebro, o que o deixou deficiente visual.

Separada do pai de Rhafaell, Regiane está com dificuldades para manter os itens de necessidade básica do filho, como gaze, esparadrapo, fraldas descartáveis tamanho M e alguns medicamentos controlados. O menino se alimenta através de um cateter na barriga, já que não consegue ser amamentado pela boca, tomando apenas um leite especial que, quase sempre, é obtido pelo SUS.

Além de Rhafaell, Regiane ainda tem uma filha de 12 anos, e está grávida pela terceira vez, com seis meses de gestação. Doações de alimentos, como o leite natural, também estão sendo adquiridos. Quem quiser fazer algum tipo de doação, entre em contato com o USE pelo telefone (22) 99982-3215, ou pela página no facebook. O USE  é um projeto social realizado por jovens fidelenses, sem vínculos religiosos, políticos e/ou financeiros.

SFn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *