terça-feira , 16 outubro 2018

Sinal analógico será desligado em novembro em Cambuci, Cardoso, Macuco, Miracema, Pádua e São Fidélis Em Cantagalo, Cordeiro, Itaocara e Santa Maria Madalena, só em 2023. Veja quando será desligado em sua cidade

Em Cantagalo, Cordeiro, Itaocara e Santa Maria Madalena, só em 2023. Veja quando será desligado em sua cidade

Fotos: SF Notícias

Começou a contagem regressiva. Em 28 de novembro de 2018, o sinal analógico de TV será desligado em 59 municípios do interior do Rio de Janeiro e as transmissões dos canais serão feitas apenas pelo sinal digital, que proporciona imagem e som de melhor qualidade, livre de chiados, chuviscos e fantasmas.

O processo é conduzido pela Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV aberta do analógico para o digital no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a entidade não governamental e sem fins lucrativos tem como missão informar à população o que precisa ser feito para ter acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits com antenas digitais e conversores para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal.

Em algumas cidades como Aperibé, Cambuci, Campos, Cardoso Moreira, Italva, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, São Fidélis, Santo Antônio de Pádua, São Sebastião do Alto, São José de Ubá, São Francisco de Itabapoana e Varre-Sai, o sinal analógico será desligado no dia 28 de novembro de 2018.

Já em Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Duas Barras, Cantagalo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Itaocara, Natividade, Porciúncula, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena, o sinal só será desligado no dia 31 de dezembro de 2023.

Durante o período de transição, os telespectadores da região que assistem aos canais de TV aberta passarão a ver durante a programação um sinal com a letra “A”. Este símbolo indica que o sinal daquela TV é analógico. No dia 28 de novembro de 2018, o sinal analógico será desligado e apenas o sinal digital estará disponível.

Para continuar assistindo TV

Os moradores devem verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo (aparelho que transforma o sinal analógico em digital e permite que a TV continue transmitindo a programação).

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, é preciso consultar o manual do fabricante.


Mais do SFn