Síndrome do Pânico: Você sofre com ela ou conhece alguém?

Oi gente! Hoje vou falar de um transtorno muito sério e pouco compreendido, a Síndrome do Pânico.
Ela é um transtorno de ansiedade que se caracteriza pela presença de ataques de pânico recorrentes, ou seja, uma crise intensa de ansiedade e medo que pode durar de 30 a 50 minutos, onde a pessoa pode ter sintomas como taquicardia (coração acelerado), tremores, formigamentos, dormências, suor, calafrios, falta de ar, tontura, sensação de irrealidade, medo de perder o controle, medo de morrer ou de enlouquecer.

É importante saber que qualquer um pode sofrer um ataque de pânico durante a vida, mas para que alguém seja realmente diagnosticado com transtorno do pânico, esses ataques precisam ser freqüentes e acompanhados de um medo intenso de ter outro ataque de pânico!!

Na primeira vez que o pânico acontece é inesperado e o mais comum é que as pessoas procurem atendimento médico acreditando que estão sofrendo um infarto e que vão morrer! Só que os médicos não encontram nada nos exames e constatam que não há problema físico que explique o ataque, e solicitam que busquem ajuda de um psiquiatra e psicólogo para dar início ao tratamento adequado.

Por causa desse descontrole emocional, a pessoa começa a ter uma série de pensamentos catastróficos sobre suas sensações, e aí é que a ansiedade aumenta até o ataque, gerando problemas na qualidade de vida de quem sofre de pânico. Elas passam a evitar os lugares onde já tiveram crise, pelo medo de sofrerem outra e aos poucos deixam sair de casa, não viajam e fazem atividades que gostam e muitos não conseguem nem trabalhar!
O tratamento é realizado com medicamentos antidepressivos e ansiolíticos, atuando na diminuição dos sintomas e na prevenção das crises. E principalmente com a psicoterapia para dar suporte as questões emocionais, ambientais, genéticas e biológicas que deram início ao transtorno, onde o organismo humano suporta os desgastes por um tempo, até perder o equilíbrio.

Mais uma vez espero ter esclarecido e ajudado vocês!
Até a próxima! 😉

Vivi Guedes

Instagram – Viviana Guedes
WhatsApp – (21) 97320-8122

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress