Sisutec abre inscrições na próxima segunda-feira (21)

Reprodução da internet
Reprodução da internet

As inscrições para o Sisutec começarão na próxima segunda-feira (21) e será encerrada na sexta-feira (25).

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) oferecerá 289.341 vagas no segundo semestre deste ano. O número de vagas aumentou 20% em relação à mesma edição do ano passado, em que ofertadas 239,79 mil vagas.

O Sisutec seleciona estudantes para vagas gratuitas no ensino técnico. Para concorrer, o candidato tem que ter concluído o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Esse processo de seleção faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec).

Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. Nas instituições federais, será seguida a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), pela qual 50% das vagas destinadas às escolas públicas têm de ser preenchidas por candidatos com renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo e negros e indígenas têm reserva de vaga.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês e as  matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress