Superlua: fenômeno promete atrair olhares nesta segunda (09) Superlua aparece em média de três a quatro vezes por ano; nesta segunda ela pode ficar até 14% visualmente maior

Superlua aparece em média de três a quatro vezes por ano; nesta segunda ela pode ficar até 14% visualmente maior

Fotos: Reprodução

A noite desta segunda-feira (09/03) promete um espetáculo no céu com a Superlua. O fenômeno ocorre quando a Lua está cheia ao mesmo tempo em que está no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, chamado de perigeu. O ‘satélite natural da terra’ estará a aproximadamente 357.122 km da Terra, sendo que a distância média entre os dois é de 384.403 km. Com isso, a lua pode ficar 14% maior, além de 30% mais brilhante. Para observar o fenômeno, basta olhar para o céu a partir das 19h. Quem tiver binóculos ou telescópio poderá apreciar ainda mais de perto.

A Superlua acontece cerca de quatro vezes no ano, e deve voltar a se repetir no dia 8 de abril e no dia 7 de maio de 2020. A desta segunda foi chamada de “worm moon” ou “superlua de minhoca”. O nome é usado para falar sobre toda lua cheia que surge em março, período em que o inverno está terminando no hemisfério norte. Com isso, as minhocas começam a reaparecer no solo. Vai acompanhar o fenômeno na região? Faça um registro e envie para nosso WhatsApp: (22) 9-8181-3636.

Mais do SFn