suplementos123

Suplementação sem riscos

suplementos
Fotos: Reprodução.

Se você faz musculação com objetivo de ganhar massa muscular, então com certeza usa ou já pensou em usar algum tipo de suplemento. Essas substâncias produzidas quimicamente têm a propriedade de completar a ação dos alimentos naturais, dando mais energia, acelerando a recuperação e estimulando o ganho de massa magra.

Segundo estudos cientificamente comprovados, o consumo de suplementos cresceu 23% ao longo do último ano no Brasil. Eles são utilizados por pelo menos 40% dos atletas, tanto competitivos quanto recreacionais, muitas vezes em doses superiores às recomendadas. No entanto, por melhor que seja o suplemento alimentar não é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários à prática regular de atividades físicas, sendo indispensável uma dieta equilibrada.

Por isso, antes de sair por aí comprando suplementos, é preciso buscar ajuda profissional para saber quais produtos consumir – e o momento e a quantidade certos. Estudos comprovam que da mesma forma que podem ser benéficos, os suplementos podem fazer mal à saúde se tomados da maneira incorreta. “Se for consumido corretamente, o suplemento protéico, por exemplo, aumenta a quantidade de proteínas no corpo que vão se associar às fibras musculares, provocando o ganho de massa magra. Porém, só funciona quando associado à prática de atividade física”. “Quem consome esse produto sem nenhuma orientação, pode acabar tendo o efeito contrário e ganhando mais massa gorda, além de ficar suscetível a problemas nos rins e no coração e outros efeitos indesejados, como o suor excessivo, insônia, dor, cansaço e aceleração do batimento cardíaco”.

Hoje o acesso a suplementos é muito fácil, sendo possível encontrar uma variedade enorme em diversas lojas. “Por causa disso, muitas pessoas passam a consumi-los sem orientação nutricional. As maiorias das pessoas recebem indicação de amigos ou de colegas de academia, de dicas da internet e acabam consumindo o suplemento de maneira errônea”. Irei explicar a finalidade dos suplementos mais procurados pelos atletas e qual o melhor momento para fazer o consumo:

Hipercalóricos

Composto de carboidratos, proteínas e lipídios, além de vitaminas e minerais. Encontrados em pó ou líquido, os compensadores devem ser consumidos por atletas que apresentam limitações na dieta.

Proteicos

Indicados para completar a ingestão proteica diária, devem ser consumidos logo após o treino, auxiliando na recuperação e ganho de massa muscular. Podem ser encontrados em pó, gel ou barra. Fazem parte do grupo a Whey Protein, a Albumina, a Caseína e o Isolado Proteico de Soja.

Repositores

São bebidas esportivas, como isotônicos, e têm como finalidade repor água, eletrólitos e carboidratos de forma mais rápida, evitando a desidratação durante uma atividade intensa/longa.

Aminoácidos

Fazem parte do grupo de suplementos indicados para aumento da massa muscular. A exemplo dos BCAAs, nome dado aos aminoácidos da cadeia ramificada, Leucina, Isoleucina e Valina. Os BCAAS são indicados para recuperação muscular e para exercícios de longa duração ou alta intensidade. A creatina é outro aminoácio muito utilizado na suplementação, podendo ser obtida também através do consumo de carnes. “Estudos mostram que seu uso como suplemento pode auxiliar na melhora do desempenho em exercícios de alta intensidade, além de favorecer uma recuperação mais rápida e contribuir para o aumento de massa muscular e força”.

Termogênicos

São ricos em substâncias que aceleram o metabolismo, como a cafeína. Além disso, contribuem para a perda de peso e de gordura corporal.

Polivitamínicos e Minerais

Indicado para as pessoas que têm carência em vitaminas e minerais ou não ingerem quantidade suficiente dessas substâncias em sua dieta.

Energéticos

Podem ser usados antes, durante ou após treinos e provas, para repor os estoques de energia e retardar a fadiga. Os energéticos fornecem principalmente carboidratos (pelo menos 75% das calorias) e são encontrados em pó ou gel.

SFn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *