Técnico mecânico morre na Plataforma P-52 na Bacia de Campos

Essa foi a terceira morte em menos de dois meses em plataformas da Bacia de Campos
Foto: reprodução

Mais uma pessoa morreu em uma plataforma na Bacia de Campos. José Carlos da Silva, de 65 anos, trabalhava na Alfa Laval, e morreu no sétimo dia a bordo da plataforma. Foi a terceira morte em menos de dois meses.

Segundo informações do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, o Sindipetro NF, José usava medicamentos e mantinha uma válvula, mas há pelo menos três dias sentia-se mal, queixando-se de falta de ar. A morte teria sido agravada pela demora de um helicóptero para o desembarque de José.

Ainda de acordo com o sindicato, foi chamado um voo de aproveitamento, em helicóptero comum, que pousou na unidade às 14h30. O petroleiro, no entanto, voltou a passar mal, retornou à enfermaria e passou a aguardar outro voo, de uma aeronave equipada para atendimento médico. Somente às 16h50 o resgate médico chegou, deixando a plataforma com o trabalhador às 17h15. As informações iniciais são as de que José Carlos morreu durante o voo.

O Departamento de Saúde do Sindipetro-NF acompanha estes casos e avalia que a Petrobrás não atende com a urgência necessária, sendo precária a avaliação médica remota, feita de terra.

“Só em um segundo momento chamaram o helicóptero ambulância. Esse intervalo entre o trabalhador passar mal e o chamado ao aeromédico pode ter sido preponderante. Claro que não sabemos se o trabalhador ainda poderia estar vivo, mas aumentaria muito as suas chances”, protesta o diretor do sindicato, Sérgio Borges.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress