Técnicos da Agência Nacional das Águas fazem vistoria em São Fidélis

jtegoj5peokkpo
Fotos: Vinnicius Cremonez

Uma equipe da Agência Nacional das Águas esteve nesta quarta-feira(20) fazendo uma vistoria nos pontos de captação de água em São Fidélis. A visita faz parte da elaboração do Plano de Contingência da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

A campanha de vistoria realizada pela ANA e outras instituições na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul tem o objetivo de identificar possíveis melhorias nas captações de água tanto a montante quanto a jusante à barragem de Santa Cecília, considerando os níveis mais severos no rio Paraíba do Sul em função da estiagem histórica. Esta ação consiste em vistoriar captações nas cidades qualificadas com algum tipo de risco, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo e ainda não está concluída.

jrjkvkmklçs,çNo Rio de janeiro, atuaram na vistoria técnicos da ANA, da Cedae, do Inea, da Agevap e do Ministério da Integração. Em São Paulo a equipe da ANA contou com o reforço de técnicos da Sabesp, do DAEE, da Agevap e do Ministério da Integração. Para os dois Estados um representante do Comitê de Bacia, Ceivap, foi convidado.

O trabalho é preventivo e feito em articulação com governos de RJ, SP e com os ministérios da Integração e Defesa Civil, Agevap e comitês de bacia. O objetivo da ação conjunta é a elaboração do Plano de Contingência da Bacia do Rio Paraíba do Sul com propostas de adequação dos sistemas de captação e, em caso de necessidade, a otimização dessas captações por meio de projetos e recursos específicos para o período de contingência. As equipes seguem agora para a região sul do estado.

uriejtiljpko

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress