Termômetro marca 39ºC graus em São Fidélis: região permanece em alerta para temporais

INMET e CPTEC emitiram alertas de temporais: Região registrou mais de 1.450 raios entre quarta (28) e quinta (01)
Fotos: SF Notícias

O ar quente e úmido predomina sobre grande parte do Sudeste e vai favorecer a ocorrência de mais pancadas de chuva com raios nesta sexta-feira (02/03). Os primeiros dias de março seguem com condições típicas de verão sobre o Sudeste, ar bastante abafado, pancadas de chuva e risco de chuva forte. Em São Fidélis, os termômetros marcaram 39ºC por volta das 14h04.

Nesta sexta-feira, ocorrem períodos com sol em São Paulo, no Rio de Janeiro e em todo o centro-sul de Minas Gerais. O aquecimento e ar úmido disponível faz as nuvens ficarem carregadas e há previsão de pancadas de chuva com raios em geral à tarde e a noite, com risco de chuva forte, inclusive nas capitais.

Alertas de temporais

Municípios do Norte, Noroeste e Região Serrana permanecem em alerta para possibilidade de temporais nesta sexta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta é válido para Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macaé, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.

Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos emitiu alerta de chuvas intensas com possibilidade de tempestades de raios, granizo e vendaval. O alerta é válido para Aperibé, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai.

Raios

Na última quarta-feira, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE registrou mais de 1.450 raios em menos de 24 horas em cidades da região.

Ainda segundo o ELAT, somente em Campos – das 16h do dia 28 às 7h do dia 1º de março – foram 568 raios. Itaperuna também registrou muitos, 134, mesmo número registrado em Bom Jesus.

Em Itaocara caíram 120 raios, Cambuci registrou 38, Italva 22, São Fidélis 18, Pádua 12, Cardoso Moreira 10 e Miracema apenas seis.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress