Tire suas dúvidas sobre as categorias de habilitação

Olá amigos e amigas, hoje vou ser breve, mas espero que o assunto que vou abordar tire algumas duvidas dos nossos amigos leitores, vamos falar das categorias da Habilitação.

São elas:

ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotores

fotos cinquentinha da dafra
Fotos: divulgação

Nesta categoria vale a pena ressaltar que ao depararmos com ciclomotores nas vias públicas, os condutores além dos equipamentos de segurança exigidos por lei: capacete com viseira ou com óculos de proteção deverão portar a Autorização para Conduzir Ciclomotores “ACC”. O documento vem no formato da Carteira Nacional de Habilitação, contendo no campo próprio que se trata de ACC, e contendo a data de vencimento.

Para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor, o candidato deverá preencher os mesmos requisitos exigidos para as categorias A, B e AB:
• ser penalmente imputável (ter mais de 18 anos)
• saber ler e escrever
• possuir documento de identidade
• possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF)

A aprendizagem veicular e o exame de direção poderão ser realizados em qualquer veículo de duas rodas, classificado como ciclomotor. A ACC terá validade de 12 meses, igual à Permissão. Com uma vantagem para o habilitado na categoria A: ele poderá conduzir um ciclomotor, mas o portador da ACC não poderá conduzir moto ou triciclo.

Para iniciar o processo pra obter a carteira ACC basta comparecer numa autoescola credenciada e se cadastrar, vai passar pelo mesmo procedimento da carteira A, B ou AB.

tumblr_m8p6qyiOzf1rtzht0Categoria A

Todos os veículos automotores e elétricos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Esse exame deverá ser realizado em veículo com cilindrada acima de 120 cm³.

 

 

 

 

carros-rebaixados-4

Categoria B

Veículos automotores e elétricos de quatro rodas, como peso bruto total
até três mil e quinhentos quilogramas e lotação até 08 (oito) lugares excluído o do condutor e contemplando a combinação de unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada, atendendo à lotação e capacidade de peso para a categoria. Ou seja, é possível que tenha unidade acoplada, reboque ou semirreboque desde que o peso bruto total (PBT) não exceda 3,500 kg.

tratores-case-farmall-80-95Categoria C

Veículos automotores e elétricos, utilizados em transporte de carga e cujo peso bruto total (PBT) exceda a três mil e quinhentos quilogramas como: tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada, não exceda a 6.000 kg de PBT e todos os veículos abrangidos pela categoria B.

Esse exame deverá ser realizado em veículo motorizado, utilizado no transporte de carga e registrado com capacidade mínima de PBT de 6.000 kg.

 

 

frota-onibusCategoria D

Veículos automotores e elétricos utilizados no transporte de passageiros,
cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares e todos os veículos abrangidos nas categorias B e C.

Esse exame deverá ser realizado em veículo motorizado, utilizado no transporte de passageiros e registrado com capacidade mínima de 20 (vinte) lugares.

Categoria Ecaminhao_volvo_vermelho-normal

Combinação de veículos automotores e elétricos, em que a unidade tratora
se enquadre nas categorias B, C e D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, articulada ou ainda com mais de uma unidade tracionada tenha de PBT 6.000 kg ou mais, enquadrado na categoria “trailler” e todos os veículos abrangidos pelas categorias B, C, e D.

Esse exame deverá ser realizado em combinação de veículos, onde o caminhão trator será acoplado a um reboque ou semirreboque, registrado com capacidade de PBT de no mínimo 6.000 kg ou veículo articulado com lotação até 20 (vinte) lugares.

 

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress