Tocha olímpica é acesa na Grécia e passará por São Fidélis no fim de julho

Fotos: AP Photo/Thanassis Stavrakis.
Fotos: AP Photo/Thanassis Stavrakis.

Foi oficialmente acesa nesta quinta-feira (21.04) no Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia, a Chama Olímpica, simbolizando o início do revezamento da tocha Olímpica, que simboliza uma conexão entre os Jogos da Antiguidade, nascidos em Olímpia 776 a.C., e os Jogos da Modernidade. Na Grécia Antiga, a passagem do fogo significava trégua nas guerras para reunião de todos nas competições de Olímpia. Já na Era Moderna, representa o espírito de paz, união e amizade.

O primeiro condutor deste revezamento foi o ginasta grego Eleftherios Petrounias, campeão mundial das argolas na ginástica artística. O brasileiro Giovane Gávio, bicampeão olímpico no voleibol masculino, foi o primeiro brasileiro a levar a tocha, que seguirá na Grécia até o dia 27, quando chegará em Atenas, local onde ficará por dois dias até ser levada para a Suíça, onde passará pela Organizações das Nações Unidas e pelo Museu Olímpico, na sede do Comitê Olímpico Internacional.

Cafu2
Foto: Matheus Berriel.

A chegada da tocha ao Brasil está prevista para o dia 03 de maio, na capital federal. Cerca de 12 mil condutores carregarão o fogo Olímpico pelo país. São Fidélis foi escolhida como uma das cidades do Rio de Janeiro para receber a tocha, no dia 31 de julho.

Durante o Desfile Cívico, Escolar e Militar desta quinta, em homenagem à emancipação política administrativa, que completou 166 anos na última terça, e ao dia do padroeiro da cidade, São Fidélis de Sigmaringa, que é comemorado em 24 de abril, o atleta Cafu, que levará a chama acesa pelas ruas da cidade, fez uma exibição do carregamento com uma tocha simbólica.

Itaperuna, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Macaé são outros municípios que também estão incluídos no trajeto, que passará por todos os estados do Brasil durante 90 dias, até chegar ao Maracanã, onde acontecerá a cerimônia de abertura das Olimpíadas, no dia 05 de agosto.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress