segunda-feira , 25 março 2019

Tomógrafo móvel já realiza atendimentos em São Fidélis Caminhão da tomografia ficará na cidade por aproximadamente 10 dias; Saiba como realizar o exame:

Caminhão da tomografia ficará na cidade por aproximadamente 10 dias; Saiba como realizar o exame:

Fotos: SF Notícias

O tomógrafo móvel enviado pelo Estado do Rio já está atendendo a população de São Fidélis nesta segunda-feira (18/02). O caminhão da tomografia chegou hoje ao município, onde ficará por aproximadamente 10 dias.

O caminhão está dentro da Quadra Alberto Lusitano Maia, no Centro. O equipamento tem capacidade para realizar 70 exames por dia e segundo o Dr. Gabriel Barbosa, médico radiologista, coordenador médico da Unidade Móvel da TC, para hoje já são previstos 49 exames.

Em Miracema, foram realizados cerca de 266 exames, em 211 pacientes. O médico conta que eles atenderam não só moradores do município, mas também de cidades vizinhas. Em São Fidélis não será diferente, já que moradores de Itaocara e Cardoso Moreira também vão realizar o exame. 

Apesar de muito utilizado para o diagnóstico de tumores, a tomografia também pode detectar distúrbios musculares e ósseos, orientar procedimentos como cirurgia e identificar a localização de uma infecção, por exemplo.

“A tomografia computadorizada é um exame de imagem que auxilia no diagnóstico e planejamento terapêutico de doenças. Trata-se de um método de média complexidade, realizado em poucos minutos. É relativamente rápido. Os resultados serão entregues entre 10 e 15 dias úteis”. – explica o médico.

Ele ressalta que o propósito é tentar reduzir a fila de espera para conseguir esse exame. “A presença do tomógrafo móvel diminuirá o tempo de espera da população para a realização do exame. Assim, reduzimos o atraso de um diagnóstico ou do início de um tratamento”.

De acordo com a Prefeitura, para ter acesso aos exames ofertados, o paciente deverá procurar a Central de Regulação Municipal, levando a solicitação do exame pedida por um médico que atenda nas Unidades de Saúde do Município, juntamente com o Cartão Nacional de Saúde, comprovante de residência e documento com foto, todos os dias de 7h às 16h. Após São Fidélis o tomógrafo seguirá para Macaé.


Mais do SFn