quinta-feira , 5 dezembro 2019

Tradicional Banda 22 de Outubro de São Fidélis completa 100 anos neste sábado

Fotos: Vinnicius Cremonez/ 22 de outubro
Fotos: Vinnicius Cremonez/ 22 de outubro

O centro de São Fidélis acordou cedo neste sábado (22/10), antes mesmo de o sol nascer, ao som de uma banda histórica da cidade. A Associação Musical 22 de Outubro completa hoje cem anos de muita história, e em comemoração, uma alvorada foi realizada pelas ruas centrais.

No início do século XX, existiam no município as bandas Filofênica Fidelense e a Iauterpe Fidelense. Por motivo de brigas entre elas, ambas foram fechadas, deixando os músicos dispersos.

No dia 22 de Outubro de 1916, um médico da época chamado Dr. Chimendes, precisava que alguém tocasse no aniversário de 15 anos do seu filho. Como as bandas anteriormente existentes haviam acabado, ele resolveu contratar os músicos para formarem uma nova, com o nome 22 de outubro.

Ao longo deste centenário, a banda foi uma das grandes marcas da cidade, suas apresentações frequentes, dentro e fora do município,22-de-outubro
encantaram, emocionaram e divertiram muitas pessoas. Vários músicos, atuantes em vários estados do país, como Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, e cidades vizinhas como Campos dos Goytacazes, tocaram as primeiras notas na 22 de Outubro.

A banda também exerce um papel social importante, tirando crianças e adolescentes das ruas e os apresentando ao meio musical. As comemorações continuam ao longo do dia, com um almoço, realizado com apoio de pessoas da comunidade e uma retreta de celebração no Salão Nobre do Colégio Estadual de São Fidélis.

 

Mais do SFn