quinta-feira , 21 junho 2018
Foto: Fábio França/G1

Transposição: Rio Paraíba do Sul passa a abastecer São Paulo Primeira parte da obra foi inaugurado neste sábado (3)

Primeira parte da obra foi inaugurado neste sábado (3)

Foi inaugurado neste sábado (3), com quase um ano de atraso, o sistema orçado em R$ 555 milhões que visa reforçar o abastecimento de água para a grande São Paulo. Com o lançamento da obra, as águas do Rio Paraíba do Sul passam a abastecer o sistema Cantareira, que abastece a capital.

A obra completa de interligação prevê que a água possa fazer o caminho inverso em caso de necessidade, ou seja, abastecer a região do Vale do Paraíba. Contudo, o sistema entregue neste sábado contempla apenas o envio de água para a capital. A promessa do Governo do Estado é que em uma segunda etapa, as obras tragam segurança hídrica também para a região do Paraíba. Essa fase deve ser entregue até 31 de março.

Neste início, a água começa a ser enviada de forma monitorada da represa do Jaguari, em Igaratá, para a Atibainha, em Nazaré Paulista – a ligação entre as duas é feita por 20 quilômetros de tubulação. A capacidade é de transferir até 5,1 mil litros de água por segundo para o Cantareira. Em um ano, o volume seria o equivalente a uma represa Guarapiranga.

De acordo com a Sabesp, o nível do sistema Cantareira é de 53%. No auge da crise hídrica, em 2015, o nível chegou a ficar abaixo de 5%. No Vale do Paraíba, a represa do Jaguari o nível é de 60%, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). Na crise, o número chegou a 7,8%.

Fone: G1


Mais do SFn