TRE-RJ fará auditoria em urnas eletrônicas para testar se resultado das Eleições é real

urna nova 2
Fotos: Arquivo.

Várias urnas eletrônicas das Eleições 2016 serão fiscalizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) . Nesta quarta-feira (13), foi regulamentada uma auditoria no mesmo dia e horário da votação, para verificar a segurança e o correto funcionamento do sistema de votação, evitando possíveis fraudes. Fiscais dos partidos, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participarão da auditoria.

As seções eleitorais cujas urnas serão testadas na votação paralela vão ser conhecidas na véspera da eleição, através de um sorteio feito pelo TRE-RJ, em audiência pública e na presença dos representantes dos partidos. As urnas sorteadas são recolhidas, sob a fiscalização dos partidos, e levadas para um local em que todas as ações são filmadas e registradas. No dia da eleição, todas as etapas dessa votação são realizadas na presença de auditores externos, inclusive da imprensa local.

 

A resolução instituiu também uma comissão, composta por servidores do TRE-RJ e presidida por magistrado, para planejar, organizar e divulgar todos os procedimentos da votação paralela, que serão fiscalizados também por um representante do Ministério Público Eleitoral.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress