“TRE vai à escola” para conscientizar os jovens em São Fidélis

9
Fotos: Vinnicius Cremonez

Lançado em 27 de maio de 2011, o projeto “TRE vai à escola”, consiste na promoção do exercício livre e consciente da cidadania por intermédio da realização de palestras, pelos Juízes Eleitorais do Estado do Rio de Janeiro, que tratam de temas como: atribuições da Justiça Eleitoral; significado e conseqüências do voto; exercício da cidadania, democracia e temas conexos.

Em São Fidélis, o projeto vem sendo desenvolvido desde as eleições de 2013. Em entrevista a nossa equipe, o Juiz Otávio Mauro Nobre, disse que o projeto busca conscientizar os jovens, entre 16 e 18, a 5entrarem o mais cedo na política do Brasil.

“Mesmo que o voto deses jovens sejam facultativo, queremos que eles participem de imediato do processo eleitoral, para que possam exercer a cidadania”.

Durante uma palestra, o Juiz apresentou aos jovens os procedimentos de uma eleição, além de incentivar eles, a tirarem o título de eleitor. Para mostrar que a urna eletrônica é segura, alguns dos estudantes votaram pela primeira vez. Uma lista com candidatos fictícios foi montada para simular 4uma eleição. Uma urna usada quando ainda era usadas cédulas, foi levada para a sala de aula, mostrando o avanço na segurança de uma eleição.

O Tribunal Regional Eleitoral do estado do Rio de Janeiro, busca aumentar a presença da Justiça Eleitoral junto à sociedade e esclarecer a população acerca das atribuições do Poder Judiciário, em especial desta Justiça Especializada.

“É muito importante que todos estejam presente na eleição, principalmente o jovem, que está sempre buscando melhorar o nosso país”, concluiu o Juiz.

Ainda este mês, o Colégio Estadual Elvídeo Costa, receberá o projeto “TRE vai à escola”.

 

8

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress