Tremor de 1.9 de magnitude é registrado em São Fidélis

Outros oito tremores foram registrados este mês no Estado do Rio
Fonte: Rede Sismográfica Brasileira

Tem crescido o número de abalos sísmicos registrados pela Rede Sismográfica Brasileira no Estado do Rio de Janeiro. O tremor dessa vez foi registrado em São Fidélis. De magnitude 1.9, o evento sísmico ocorreu na última terça-feira (14/08) às 16h59, no horário de Brasília. O epicentro do tremor registrado no território fidelense aconteceu na região próxima a divisa com Campos. Ainda não é possível afirmar se os tremores registrados no estado são de causa natural ou induzidos pela ação humana.

Mais oito tremores foram registrados este mês no Estado do Rio de Janeiro, sendo seis deles, em Mangaratiba. Cindo deles ocorreram no mesmo dia. O primeiro tremor registrado em Mangaratiba aconteceu no último dia 08. O tremor foi de magnitude 2.3 na escala Regional Brasileira (mR). O evento sísmico ocorreu às 2h08, no horário de Brasília. No mesmo dia, um tremor de 2.2 foi registrado em Piraí e outro de 2.3 foi registrado na chamada plataforma continental.

Já na última segunda, Mangaratiba registrou mais cinco tremores. O primeiro, de magnitude 1.1, aconteceu às 09h38. O segundo aconteceu às 09h59, e foi de magnitude 0.7. O terceiro aconteceu às 15h50, e foi de magnitude 0.8, assim como o quarto, que aconteceu às 15h51. O último aconteceu às 22h04, e foi de magnitude 2.3.

Em maio, moradores de Araruama sentiram a terra tremer. Três abalos, cujas magnitudes não puderam ser estimadas, foram detectados pela estação de Campos às 17h25, 17h34 e 17h36 (horário de Brasília). Já o evento sísmico ocorrido às 18h02 teve magnitude 2.6.

O epicentro do tremor sentido pelos moradores Araruama aconteceu na plataforma continental e possui incerteza de 15km. Já os três abalados registrados pela estação de Campos também aconteceram na margem continental, mas como não puderam ser estimados, eles não entraram no boletim sísmico.

O tremor mais forte registrado no Estado do Rio aconteceu em outubro de 1972, em Campos. O abalo foi de magnitude 4.8. Veja abaixo a lista com os dez maiores tremores registrados no estado.

continua após a imagem

“Eventos sísmicos de magnitudes abaixo de 3.0 não causam danos a estruturas bem construídas. 24 tremores de terra ocorreram no estado do Rio de Janeiro entre janeiro de 2017 e abril de 2018, com magnitudes consideradas baixas como essas”, destaca o coordenador do Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil, Marcos Ferreira.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress