UHE Itaocara e Fiocruz irão realizar workshop sobre dengue em Pádua

qwerteuuyuiku
Fotos: UHE Itaocara

Pesquisadores das áreas de Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores da Fundação Oswaldo Cruz realizaram visitas às Secretarias Municipais de Saúde da área de influência da Usina Hidrelétrica Itaocara, para conhecer de perto os protocolos adotados por cada secretaria no combate ao mosquito Aedes aegypti. Os resultados deste levantamento serão apresentados e discutidos no workshop, coordenado pela Fiocruz, que acontece no próximo dia 18, no Teatro Municipal de Pádua.

O evento reunirá técnicos das áreas de epidemiologia e controle de vetores de Aperibé, Cantagalo, Itaocara, Pirapetinga e Santo Antônio de Pádua durante todo o dia. A proposta é abrir o debate e propor novas práticas e técnicas que contribuam para uma redução dos casos de dengue, chikungunya e zika nos próximos anos. De acordo com os pesquisadores que integram a equipe do professor Luciano Toledo, coordenador das ações pela Fiocruz, nesta fase da campanha o trabalho consiste em conhecer os bancos de dados de cada município para elaborar os diagnósticos relacionados às formas de controle do mosquito e também os cuidados no tratamento da dengue nos últimos dez anos (entre 2006 e 2015).

Os técnicos da Fiocruz explicaram ainda que no diagnóstico constarão dados sobre o histórico da contaminação por dengue em relação à distribuição temporal e territorial, identificação da sazonalidade, além de índices de contaminação por faixas etárias e sexo. A equipe também espera descobrir as principais semelhanças e diferenças de contaminação entre os municípios que, apesar da proximidade, podem revelar características pouco parecidas.

Esta é mais uma etapa das ações propostas pela parceria firmada entre a Usina Hidrelétrica Itaocara S.A e a Fiocruz em apoio aos municípios da área de influencia da usina no controle da dengue, chikungunya e zika vírus.

wqertyuiuluip

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress