Última semana de inverno: Sol, baixa umidade e sem previsão de chuva para a região

Ao longo da semana a temperatura pode passar dos 40°C no Norte e Noroeste; Cuidados com a hidratação devem ser redobrados
Fotos: SF Notícias

Em grande parte da região, o inverno foi marcado por tempo seco – com chuva abaixo da média, deixando vários municípios em alerta devido à estiagem. Na última semana da estação, o tempo não muda e os dias continuam com altas temperaturas e baixa umidade do ar, sem previsão de chuva. Uma massa de ar seco ganhou força no fim de semana, favorecendo a diminuição de nebulosidade. Ela impede o avanço de frentes frias. A semana já teve início com temperatura na casa dos 30°C e até o fim de semana elas se aproximam dos 40°C.

Na sexta-feira (20), a temperatura máxima pode até passar dos 40°C. As mínimas também sobem, não devendo ficar abaixo de 20°C no Norte e Noroeste. Apenas as cidades serranas devem ter noites e madrugadas mais amenas, ainda assim não há previsão de frio intenso para nenhuma cidade. O estado volta a ficar em alerta para baixos níveis de umidade relativa do ar. Em algumas áreas, ela pode ficar abaixo de 30%, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que ela varie entre 60% e 80%.

Entre os principais efeitos da baixa umidade estão a secura na garganta e olhos, surgimento de problemas respiratórios, como alergias. A população também pode sentir cansaço e indisposição. É recomendado reforçar a hidratação, principalmente de crianças e idosos, evitar atividades físicas ao ar livre entre às 11h e 15h, utilizar pano úmido na limpeza,  colocar bacias com água em ambientes da casa ou utilizar umidificadores. O inverno termina oficialmente no dia 23, quando começa a primavera.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress