terça-feira , 19 novembro 2019

Últimos dias para aproveitar ou odiar o horário de verão Horário de Verão 2018-2019 foi mais curto, ele começou no dia 4 de novembro

Horário de Verão 2018-2019 foi mais curto, ele começou no dia 4 de novembro

Foto: Reprodução

Termina à 0h do próximo domingo (17/02) – para a alegria de muitos e tristeza de outros – o horário de verão. Moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora.

Para quem está curtindo a praia, são os últimos dias para aproveitar mais horas de sol, mas para quem enfrenta o calor por mais tempo nas cidades mais quentes da região, a expectativa é de que o domingo chegue logo.

Esta edição do horário de verão foi mais curta. Até o ano de 2017, ele tinha início no terceiro domingo de outubro. Mas, atendendo a um pedido do TSE, o governo alterou o início do horário de verão em 2018, para que não coincidisse com o primeiro e o segundo turno da eleição.

No começo de outubro do ano passado, o governo federal chegou a anunciar que iria adiar novamente o início do horário para 18 de novembro a pedido do Ministério da Educação que não queria prejudicar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto o Palácio do Planalto acabou recuando e decidiu manter a data em 4 de novembro.

As mudanças na data de início do horário de verão chegaram a causar confusão. No dia 15 de outubro, usuários de telefone celular da TIM, acordaram uma hora mais cedo em função de um problema do sistema da operadora que adiantou o relógio dos celulares para o horário de verão automaticamente. Na semana seguinte, mais clientes de operadoras de celular passaram pela mesma situação, em que os relógios de seus aparelhos foram adiantados de forma automática para o horário de verão.

Mais do SFn