Uma semana para a 15ª Campanha de Doação de Sangue do USE, em São Fidélis Unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos vai estacionar próximo à Praça Guilherme Tito, no Centro

Unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos vai estacionar próximo à Praça Guilherme Tito, no Centro

Foto: Divulgação

Falta pouco para os moradores de São Fidélis, Norte Fluminense, e cidades vizinhas terem a grande oportunidade de salvar vidas. A unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos vai estacionar na “Cidade Poema”, próximo à Praça Guilherme Tito, no Centro, no dia 5 de março, e irá coletar doações das 9h às 15h. A 15ª Campanha de Doação de Sangue, a primeira desse ano, é novamente promovida pelo projeto USE – Um Sorriso de Esperança, junto ao Hemocentro Regional, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM). O hemocentro fornece bolsas para 25 unidades hospitalares do Norte e Noroeste Fluminense. Mas, para atender a demanda, são necessárias no mínimo 70 doações diárias. (continua após a publicidade)

Com o recente período do Carnaval, quando muitas pessoas viajam, o número de doares caí ainda mais. Por outro lado, a necessidade de bolsas de sangue aumenta, pois também aumenta o número de acidentes. Portanto, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. Para doar, é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos. O doador não deve estar em jejum e não deve ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas antes da doação. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável. O intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 para mulheres. Vale ressaltar que o trabalhador tem direito a uma folga a cada 12 meses para doar sangue.

Mais do SFn