segunda-feira , 25 setembro 2017

União reconhece situação de emergência em São Fidélis

seca paraíba 2
Fotos: Vinnicius Cremonez

A situação das regiões Norte e Noroeste Fluminense devido a pior estiagem dos últimos anos, piora a cada dia que passa. O município mais afetado pela seca é São Fidélis, onde o prejuízo não para de crescer.

O município que vive da base pecuária, já quase não produz mais leite, e os agricultores estão perdendo suas plantações, e até o comercio da cidade, está sendo afetado pela estiagem. Os números de animais mortos não para de subir, e pode ser ainda maior, pois devido a expansão territorial do município, as equipes ainda não estiveram em todas as propriedades, e muitos pecuaristas ainda não contabilizaram seus prejuízos.

produtpr 1São Fidélis foi o primeiro a decretar situação de emergência, onde desde junho até o dia do decreto, 30 de setembro, cerca de 80% da extensão territorial rural do município, já havia sido afetada, e pelo menos 150 animais tinham morrido.

Antes do decreto um levantamento feito pela EMATER-RIO, apontou uma redução de 40% da produção leiteira e 30% de perda na lavoura e produção olerícola, além de um impacto iminente no aumento da perda no peso e índice reprodutivo do gado de corte e leiteiro(pecuária) estimado em 30%.

seca cantagalo 3Esse número já cresceu, e segundo o secretário de agricultura de São Fidélis, Gilberto Hentzy, a produção de leite foi reduzida em 80% de sua capacidade, e mais de 1.200 animais já morreram, e que esse número cresce a cada dia que passa.

“A tendência e piorar cada vez, ainda mais se não começar a chover. A produção de leite está quase parando, e a cada dia que passa, mais animais estão morrendo. Não temos um número exato devido o território do município ser grande, e muitos produtores não contabilizaram seus prejuízos ainda”, disse Gilberto.

seca paraíba 5Para se ter uma ideia do prejuízo causado pela estiagem, em julho de 2013 foram produzidos 325.228 litros e no mesmo período deste ano, foram apenas 248.166 litros de leite produzidos.

Ainda de acordo com o secretário, a União já reconheceu o decreto de n° 3.181 de estado de emergência, mas ainda não enviou ajuda para o município. “Estamos aguardando a ajuda que será enviada pela União, só não sabemos de que forma ela chegará”, disse o secretário.

sdxfgchjklEstá cada vez mais comum ver caminhões  transportando cana de Campos para São Fidélis. Numa forma de tentar ajudar os produtores, a prefeitura de São Fidélis colocou a disposição seis caminhões para puxar cana de usinas de Campos para o município, já que a fonte de alimento mais barato nesse momento, mas que já começa a ficar cara devido a grande procura.

A quantidade de caminhões é pequena e não é possível atender a todos os produtores do município, e aqueles que não conseguem a ajuda dos caminhões da prefeitura, estão bancando o transporte por conta própria. O número de caminhões trafegando pela RJ 158 aumentou,e a maior parte desse aumento, se deve aos caminhões que transportam toneladas de cana diariamente para São Fidélis.

seca paraíba 6Em qualquer parte do município é possível ver os rastros deixado pela seca. Animais mortos, o Rio Paraíba do Sul encolhendo cada vez mais e lagos e açudes secando, como um lago que fica em frente ao matadouro municipal na RJ 158 entre São Fidélis e Campos, que está secando a cada dia que passa.

Antes era comum ver pessoas pescando nesse lago, mas assim como muitos outros lagos espalhados pelo território fidelense, o local está cada vez mais vazia e desaparecendo.

O comércio já começa s sentir os efeitos da estiagem, e o número de vendas começaram a cair. “Eu estava observando o comércio e percebi a redução na movimentação das lojas e nas ruas co centro comercial”, concluiu Gilberto Hentyz. Uma grande parte da população vive direta e indiretamente da produção rural. Somente na cooperativa de laticínios, 300 associados já foram afetados, foram a família desses associados.

Veja outras matérias relacionadas a seca em São Fidélis:

São Fidélis pode decretar situação de emergência por causa da seca

São Fidélis em estado de emergência por causa da seca

seca paraíba 7


Mais do SFn

SFn